O GARI COMENTA


 TESE EXPLICA LENILDO E EU.
A famosa preguiça baiana, não passa de racismo, concluiu uma tese de doutorado na USP. A pesquisa durou quatroanos. A  professora de antropologia Elisete Zanlorenzi, da PUC sustenta que o baiano é  mais eficienteque o trabalhador das outras regiões do Brasil contesta a visão de o baiano vive em clima de 'festaeterna'. É no período de festas que o baiano mais trabalha. Como 51% da mão-de-obra da população atua no mercado informal, as festas são uma oportunidade de trabalho. 'Quem se diverte é o turista', diz a antropóloga. O objetivo foi descobrir como a imagem da preguiça baiana  se consolidou. Elisete concluiu, após  pesquisas históricas,que a imagem da preguiça derivou do discurso contra os negros e mestiços, que são cerca de 79% da população da Bahia. O estudo mostra que a elevada porcentagem de negros e mestiços não é uma coincidência. A atribuição da preguiça aos baianos tem um teor racista. A imagem de preguiçoso se enraizou no  Estado, por meio da elite portuguesa, que considerava os escravos  preguiçosos, como trabalhar bem-humorado em regime de escravidão? Depois, se espalhou no Sul e Sudeste  da década de 40. Chamá-los de preguiçosos foi a forma de denegrir a imagem dos trabalhadores nordestinos. Elisete afirma que  artistas, como Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Gilberto Gil, têm responsabilidade na popularização da imagem. 'Eles desenvolveram esse discurso para marcar um diferencial nas cidades industrializadas e urbanas. A preguiça, aparece como uma especiaria que a Bahia oferece para o Brasil', diz Elisete. Segundo a tese, a preguiça foi apropriada pela indústria do turismo, que incorporou a imagem para vender uma idéia de lazer permanente. Para saber sobre a origem do termo 'preguiça baiana', a antropóloga pesquisou em jornais de 1949 até 1985 e estudou o comportamento dos trabalhadores. O estudo comprovou que o calendário das festas não interfere no comparecimento ao trabalho. O feriado de carnaval na Bahia coincide com o do país.  A única diferença é no São João (dia 24 /06), que é feriado em todo o norte e nordeste. No carnaval uma empresa, cuja sede encontra-se no Pólo Petroquímico da Bahia, teve mais faltas na filial de São Pualo que na filial baiana. Pesquisas demonstram que é no RIO DE JANEIRO que mais pessoas acima de 21 transitam por shoppings, praias, e bares  dias a Bahia aparece em 13°lugar.

Em  poucos a tempo Bahia  será o melhor lugar   para a industrial e turístco, faça-me o favor de mostrar essa matéria para outras pessoas. Para que, desta forma, possamos ,acabar com este estereótipo  de preguiçoso.

 




OLHA QUE DIABO...

Deu no blog do meu ex amigo PUBA que o governo municipal padronizou os taxis em IBICARAÍ e que um dos objetivos é coibir a prática de se usar o alvará apenas para comprar carros “e obter vatagens financeiras”, ou seja, o governo municipal está combatendo a corrupção. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...uíí ................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk minha barriga...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...ói..oí kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O gover kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O gente cuidando de...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... gente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk     Está comba....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada mais engra........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....çada Essa.....foi a melhor de todas..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Onde já se viu ser desonesto assim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Esses dias  os dois  blogs disseram  que a cidade era um......... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ............... canteiro de obras... pode kkkkkkkkk ser.... mesmo kkkkkkkkkkkkk  tão gagando para o povo......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O mesmo blog de Eramos ainda disse que o prefeito pagava em dias...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas ele mesmo tava sem receber......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tava dois meses sem kkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk   rece...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...........ber kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ....essa foi boa, melhor do que as piadas de COSTINHA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca .........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  rir tanto..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aí tou sem ar.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vou acabar aqui não estou conse..........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk guindo escrever kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.  Escrevi apenas um comentário, na verdade esse cinismo não tem graça nenhum.

O FUTURO ESTÁ PRÓXIMO.
Faltando apenas um ano para as eleições de 2012 o corre corre em busca daquele candidato ou daquela é intensa por  todos os lados. Bons nomes para o legislativo já são certo, o que é muito bom para a política e para a sociedade. Nomes como  de FABIANE LIRA, COCHISE ASSIS, ADRIANA ASSIS E DÚ ARTES trazem dignidade ao cargo, caso sejam eleitos, já que o fato de terem qualidades não é garantia de que teram éxito, isso equivale a dizer que teram também, e infelizmente que “clientalizarem”os votos, teram que ter um bom projeto,  um bom discusso, mas também teram que utilizarem do assistencialismo em bairros distantes do centro, pois o número de votos conscientes e  ‘de graça’ são bem poucos para atender a demanda.  Já na disputa para se entrar no palácio TIRADENTES a briga segue um pouco diferente, em 2008 apenas dois candidatos disputaram as eleições, já que o terceiro candidato pela ínfima votação que teve, podemos dizer que, usando um termo do futebol, apenas  cumpriu tabela.  Mas em 2012 a terceira via é um fato, e vem aí, se não para vencer, mas vai marcar território para o próximo pleito. Os antes amigos do atual prefeito, hoje desafetos convictos, tem enchido  de alegria e de votos os grupos concorrentes,  ao que parece a terceira via ficou com uma melhor fatia.  É percebivél a qualquer leigo em política que o fator que mais colaborou para a formação desses novos  grupos políticos em Ibicaraí  foi a altissíma rejeição do chefe do poder executivo, se para os especialista os candidatos que tem acima de 25% de rejeição torna-se inviável a vitória, o melhor que o atual prefeito tem a fazer é criar uma saida á francesa da vida pública, pois todo as pesquisam apontam um desgaste enorme, é gigante rejeição a sua pessoa, inclusive a maior rejeição é quando o avaliado é ele e não sua capenga administração, para “acabar de piorar” com a sua situação o prefeito, no desejo de melhorar seu nome perante o eleitorado, inventou de inventar uma festa carissíma para a realidade da cidade, os reflexos do alto custo da festa começaram a chegar,os efeitos são danoso para a imgem de quem busca a reeleição,pois falta dinheiro para pagar os compromisso com os amigo e o pior para arregimentar adversário que só viram se estiverem algum estímulo. A sorte ainda não está lançada,mas as candidatura sim.


QUINZE VERDADES INEXÓRAVEIS


-MEU PAI é o homem mais digno
 que pisou nesta terra.


-HELENA ROSA III tem a beleza da íris dos olhos de Deus.

-Nada é maior em mim que a gratidão por ALICE COSTA E SILVA

-MONALISA TAVARES é a realização de um projeto.

-Deus fez AMERICANO pessoalmente.

-A beleza de ILCA é indizível.

-CLÁUDIO LEMOS é um luxo para a humanidade.

-A sensibilidade de LILIANE SEINE faz-nos cantar e calar.

-ROLEMBERG emana o que é bom e o que é belo.

-PAULO CESAR CONCEIÇÃO é a pessoa que mais me ama.

-Se eu não fosse LULINHA gostaria de ser DICO.


-DRICA me deu o maior presente que alguém poderia me dar.



-GISELE é o menor poema que já li.


-GERALDINHO é a melhor tradução para palavra gentileza.



-O que há  de melhor em mim é conter e está contido na vida dessas pessoas.



 O FUTURO DOS SEM FUTUROS.

Anúnciada por muitos, negada por outros, o certo é que tomou conta em  Ibicaraí a notícia que um casamento político entre Dr° José HENRIQUE Morais de OLIVEIRA, o moribundo(politicamente) H.O e LENILDO ALVES SANTANA  estava a caminho. O cupido do enlace seria OTAVIANO NETO,que aos poucos está abrindo mão de ser político para ser empresário de comunicação. Acontecimentos  como esse só é motivo de espanto para os inôcentes e os desinformados,em 1986 a grande vitória eleitoral dos baianos contra a corrupção foi a vitória de FRANCISCO WALDIR PIRES DE SOUZA para governador  contra o lider maior  ANTÔNIO CARLOS PEIXOTO DE  MAGALHÃES, que por não existi reeleição na época  apontou seu substituto JOÃO DURVAL CARNEIRO, não muito tempo depois Waldir Pires e João Durval apareceram de mãos dadas num romance astral, tipo amigos para sempre. Me perguntei  o que teria acontecido.O antes corrupto João Durval tinha se tornado honesto ou o antes honesto Waldir Pires tinha se tornado corrupto? Em Ibicaraí dado a excentricidade do romance político cabe a mesma pergunta,já que nenhum prefeito sofreu mais ataques e acusações  de todas as sortes como o ex-prefeito   Henrique Oliveira, e no camando da ofensiva estava LENILDO e a cínica turma do PT. Para os petistas o antes corrupto H.O tornou-se honesto ou o “honesto” LENILDO tornou-se corrupto? Com esse consórcio ficou claro duas coisas,uma é que não passa de uma  tentativa para reeleição e a  outra é que LENILDO não é nem melhor, nem pior, é igual,só que com um grau de cinismo maior,não cansa de nos seus discursos exaltar a honestidade como sua maior virtude,mas as investigações da  CGU e as verificações do vereador DÚ ARTES dizem que não,o governo petista é corrupto sim. Henrique Oliveira já fincou seu nome na história da cidade,foi o homem que construiu tudo,mas já por conta da falta de vigor físico e sem amparato financeiro  não enfrentaria o desgaste de mais uma campanha, OTAVIANO NETO se dedicará ao seu empreedimento,já o atual e pouco atuante prefeito, anda  de mal a pior quando o assunto é popularidade, sua rejeição é assustadora, as pesquisa deixam claro que o seu futuro político não vai além de 31 de dezenbro de 2012,ou seja,nada livrará LENILDO SANTANA de uma derrota no próximo pleito. Ele pode  fazer parceria com figurões de Ibicaraí,do Brasil e até do mundo,mas as pesquisa apontam, o futuro é feminina, é linda e atende pelo nome de MONALISA TAVARES.





Desde que nasceu JESUS CRISTO tem sido alvo de polêmicas, muito o adoram sem questionar, outros tantos questiona sem O adorar, e assim segue a dois mil anos sendo o centro das  atenções neste lado de cá do planeta. Só no Brasil ele é responsável direto por 3 feriados(será por isso que é tão adorado?)Na semana santa, feriado pela sua morte,em junho pelo seu corpo(corpus Cristis) e em dezembro pelo seu aniversário,sua mãe garante mais um  feriado(12 de outubro,nossa Senhora Aparecida)seu primo João  mais um feriado nacional(24 de junho)Assim  segue Jesus sendo o maior  ícone do ocidente.Muito foi dito sobre Ele,Para  o  secretário do senador  Romano  LENTULUS  ele era “O homem mais belo que se podia imaginar. Para escritora adventista ELLEN GOOD WHITE  Ele é ‘O desejado de todas as nações’.O músico  SEBASTIAN BACH O chamava de a “A alegria dos homens’ . Para o escritor MARK BACKER Jesus foi “O maior psicólogo que já existiu”,O  cantor JOHN LENNON(the Beatles) anunciou em uma entrevista que JESUS estaria em segundo lugar nas pesquisas,The beatles seria o primeiro,pagou caro por isso segundo os fanáticos. Evidentemente nos dias de hoje  JESUS não deixou de ser JESUS,mas  tem perdido espaço. O garoto propaganda  da coca-cola,o  papai NOEL tem sido bem mais lembrado. Claro que JESUS tem maior prestígio, sabemos que papai NOEL é lembrado 30 dias no mês de dezembro e JESUS apenas 1, na noite de 24 de dezembro,mas também sabemos que enquanto a coca-cola detentora do ‘passe’ do obeso velhinho ainda  nem é  centenária, a procuradora legal do ‘passe’ de JESUS é uma instituição com mais de 2000(dois mil) anos,portanto tem maior experiência de mercado. Recentemente o diretor de marketing da empresa que controla boa parte dos negócios que envolve a marca deu uma demonstração que está atenta à mudança do mercado e mesmo sem consultar JESUS autorizou (com ressalvas) o uso da camisinha. Em torno desse nome que se destruía cidades e reinos, matava-se, queimava-se, hoje esta tudo mais profissional, muitos são os que têm franchising para explorar. Cantores faturam milhões com seus shows bostel para cantar sobre JESUS, pregadores futuram milhões para pregar esse nome, sem contar as instituições de filantropia, que caíria bem chamar o que elas fazem de ‘pilantropia’, com tudo isso e mais outras coisas entendemos que nada há de novo debaixo do sol.


TUDO OUTRA VEZ.
Na década de 80 houve uma febre entre os neo-intelectuais, eles não se imaginavam vivendo em pé se não conseguisse lê as obras literária de SIDNEY SHELDON cujos livros continham histórias que eu não sabia se eram longa por serem chatas ou se eram chatas por serem longas, em caso de dúvida melhor considerar as duas alternativas. Já na década de 90 os novos intelectuais se deleitavam com os livros de PAULO COELHO, que se juntarem todas as frases profundas não conseguiria ir além da profundeza literária de uma receita de bolo, Eu, prefiro refletir sobre o conteúdo filosófico de uma lista telefônica. Na onda da auto-ajuda surgiram ‘monstros sagrados’ do mundo dos livros, entre eles ROBERTO SHINYASHIKI que tentava dá requinte científico as suas bobagens, enquanto isso a mercenária ZIBIA GASPARETO & FAMILIA que se passavam por espírita, escrevia livros bobos que pareciam direcionado  mesmo ao pseudo-intelectual que no fundo é um ser superiormente bobo. Mas de tanto ouvir os pseudo-intelectuais me recomendarem, resolvi li e depois reli e não entendi o motivo de tantas pessoas lêem o hiper vazio AUGUSTO CURY, ele busca convencer as pessoas, já com um pé na idiotice profunda, que ele sabe o caminho para a felicidade, ele sabe o real caminho para o sucesso, ele sabe contar à história que vai revolucionar sua vida e conta aquela velha fábula que você pode tudo. O pior que sempre que alguém fala que você é inteligente, vem um pseudo-culto lhe dizer maravilhado que leu  AUGUSTO CURY  e disparam outras pieguice como a de dizer que odeia arrocha e que só ouvi MPB,mas na verdade só conhece a música ‘sozinho’ de  CAETANO, uma música melosa e chata que por sinal  é exceção na discografia de CAÊ. Gente assim adora dizer que adora o JÔ. Mas o meu mau humor não para por aí, perco a calma e até a fé no homem bom quando alguém vem  dizer que sua vida mudou depois que conheceu a lei do “PODER DA ATRAÇÃO” o poder da atração é uma nova asneira que junta “ciência”,misticismo e ’abobrinhas’, não suporto. Por isso que a cada dia me apego mais a  SANDOVAL NOVAIS, a DÚ ARTS, a FÁBIO SOUZA, a GISELE MELO, a GERALDINHO, e outros que sem a pretensão de passar-se por intelectuais me ensinam sempre algo novo e bom, e o melhor de tudo, sempre tomando Pepsi e intercalando com risadas. Pior que suportar um completo idiota é suportar um intelectual pela metade.




LENILDO 3 X 0 OS OUTROS
O prefeito e também pré-candidato a prefeito em 2012 LENILDO SANTANA ver  em sua  próxima campanha dois  concorrentes já consolidados, uma é a ex prefeita MONALISA TAVARES  e o outro é o músico LUIZ HENRIQUE  MIRANDA, lógico que como ainda faltam muito tempo e a política é muito dinâmica outros nomes poderão surgir, inclusive o de GIVANILSON  FRANCISCO  ex  vereador e que já foi candidato  a prefeito em 2008. O atual prefeito tem no seu quadro político 3 pessoas que andam fazendo a diferença e que seguramente não deixariam o governo por uma promessa qualquer, um deles, indubitavelmente é o grande líder HELINHO BARBERINO  que apresentou-se como líder em 2004 e que sabe como poucos  a agir nos bastidores, o grande líder HELINHO BARBERINO tem entre os seus queridos 3 vereadores, dois empresários de peso com nome inclusive para ser vice, de  quebra ele tem um partido que por sua causa se tornou forte da noite para o dia, se ainda achou isso pouco, o grande líder é o número um da confiança do prefeito. Além do grande líder o prefeito conta com o presidente da câmara de vereadores JOSÉ  ALVES DE SOUZA, que demonstrou ser bom  estrategista, deu uma aula de superação quando saiu humilhado do CCI em 2009 e deu a volta por cima em 2011. Com simpatia e estratégia conquistou a fidelidade de 6 dos 9 edis  e  devolveu a derrota que tinha sofrido, com essa postura LOURO deixou claro que está apto a colaborar, e muito, com o prefeito no seu projeto de reeleição, pois deu um show de paciência e inteligência, mas não é só isso, LOURO tem transito livre em todas as classes sociais e tem dado aspecto de organização a frente da presidência da câmara. O outro que tem um poder incrível de somar em qualquer campanha eleitoral é JOSEVAN ALVES DIAS, com enorme  habilidade JOSEVAN faz a ponte entre o prefeito e os que podem somar na futura empreitada da reeleição e sabe como ninguém ajudar a popularizar um líder político. No mais o prefeito ainda pode contar com o auxilio luxuoso de DAILTON REIS, mas aí já é outra história. O certo é que com esses 3 nomes na equipe  qualquer candidatura pode se torna viável, desde que se potencialize esses nomes. O momento é agora de se sentar à mesa com esses nomes e decidir o que fazer, e fazer, pois o que se tem pela frente é mais que duas candidaturas consolidadas, o que se tem é uma enorme rejeição para se combater.

AS FOLHAS CAEM SEM A PERMISSÃO DE DEUS?
Segundo uma matéria da revista época de 02 de março de 2011, edição n° 6681 uma pesquisa  apontaram que os ateus são as maiores vítimas de intensidade de preconceito, ficando na frente de drogados e gays, o que é um mistério. Como os filhos do Deus que é amor odeia alguém só pelo fato desse duvidar da existência do mesmo? São coisas que a razão não explica. Por isso tenho dito e afirmado que não sou ateu apenas discordo dessas versões humanas para explicar o fenômeno chamado JAVÉ.  Prefiro apenas acreditar na fé, pois  as duas maiores evidências da existência de JAVÉ são a bíblia e a igreja, ambos questionáveis por qualquer mente inquieta. No episódio do colégio no Rio me angustiei, quedei paralisado e diante da cena da mãe avisando ao pai da criança que a filha deles estava morta chorei e tomei decisão de nada mais lê ou assistir sobre o assunto, nem Tv, nem rádio,nem revista ou jornal será procurado por mim para saber sobre o assunto,mas indo para casa triste,  taciturno me perguntei .Onde estava Deus naquela hora? Como dizem os seus representantes aqui na terra. Ele estaria sentado no seu trono assistindo a tudo de camarote? E depois da barbárie das 12 crianças mortas Ele disse  ‘agora chega’? e providenciou uma forma de abater o maluco?. Ou seria como dizem os espíritas. Estava tudo predestinado? Sim, mas, se foi predestinado quem predestinou Foi JAVÉ?. Deus, portanto teria predileção por cenas de horror ou seria um sádico? Não quero que ninguém me responda essas indagações, não quero ouvir explicação de quem buscou a fonte num livro que quem escreveu ele não conheceu. Não busco resposta, busco perguntar mais, pois minha glória é essa não acompanhar ninguém, ninguém me diz vem,vem por aqui.O que eu estou tentando é me distanciar da lembrança desse ato estúpido e deixar aqui mais uma lágrima no chão em homenagem aquelas crianças que sem explicação nenhum se foram,mas sempre que alguém toca no assunto eu me pergunto.Onde estava Deus nessa hora? Como disse antes não sou ateu, e se algum dia for não direi para não ser vítima da represália dos filhos de JAVÉ, vou continuar a crê em Deus, mas estou muito decepcionado com a  inércia Dele. Enquanto ainda triste me pergunto. Somos cobaias de Deus?

GÊNIO, BONITO E EQUIVOCADO.
ALLAIN FABRÍCIO MATOS é bonito, agradável, educado, tem bom nível cultural e é inteligentíssimo, ou seja, tem os traços do homem civilizado. Dono de uma ótima oratória ele discursa como poucos no cenário político local, por esses discursos bem empolgantes, mas às vezes visivelmente de improviso, é que é considerado até pelos  poucos desafetos como sendo dono de grande inteligência. Mas o vereador ALLAIN FABRÍCIO não deixou de surpreender, pela postura que assumiu durante a mal fadada eleição para a presidência da câmara. ALLAIN FABRÍCIO jurou para alguns que romperia com o GOVERNO, chegou até a ajudar a colocar uma nota  pública desaforada contra o PREFEITO, mas surpreendentemente o vereador, que de tão elegante deveria ser chamado de Deputado Municipal, em pouco tempo se colocou favorável ao governo e anda elogiando e defendendo com unhas, dentes e fracos argumentos a sofrível administração, o que deixou estupefato, e por que não dizer boquiaberto, a quem acompanhou o episodio da eleição da câmara sem entender nada, absolutamente nada, a única explicação presumível é que a política tem razão que a própria razão desconhece. Mas é um fato, toda a segunda feira nas sessões da câmara, misteriosamente o nobre vereador ALLAIN FABRÍCIO tem agido em defesa do antes ex amigo PREFEITO. O equívoco está no fato de que a defesa que quase sempre acontece de improviso, mais irrita  o auditório  do que ajuda o governo. Outro equivoco do notável gênio é que ele tenta sempre defender o governo terceirizando a culpa do erro ou minimizando os efeitos de algo que não foi feito. Diante da denúncia de que não existia ambulância (tem duas entregues à ferrugem) e a que existia não poderia sair do hospital para ir buscar em casa o doente, ele simplesmente alegou que  o prefeito estava adquirindo uma ambulância nova e destacou que seria adquirida de forma heróica com recursos próprios, e quando GERALDO SIMÕES (o inadimplente da palavra) foi questionado partiu em direção a defender o Deputado Federal e chegou anunciar obras inúmeras, mas como sempre sem data marcada para acontecer. Com atitudes como essas, vereadores brilhantes como é ALLAIN FABRÍCIO vai perdendo aceitação entre os eleitores esclarecidos que esperam mais de políticos com um perfil como o dele. E com isso perde-se o governo, o eleitor e a democracia e tudo fica como antes no quartel de Abrantes.

DE LÚCIFER A LENILDO
Na mitologia cristã conta de certo lúcifer que encantado pelo poder  tentou reinar conspirando contra  o poderoso Javé, o que lhe rendeu a expulsão do céu, e a sentença de  passar uma   eternidade no inferno, vaidoso e fascinado pelo poder lúcifer  preferiu ser o primeiro no inferno do que ser o segundo no céu. Na teoria do inglês John Milton a esse sentimento de encanto pelo poder é chamado de complexo de lúcifer, ainda a mesma teoria esse traço do mitológico ser  está impresso no caráter  humano. Embora Napoleão Bonaparte tenha sentenciado  que o poder é uma maquina de moer gente,ele, o poder, seduz  a todos que o experimenta. É consenso entre os estudiosos que o que mais atrai no tráfico de droga nas grandes favelas é a possibilidade de ascensão social. Pelo poderes cardeais conspiram contra papas e chegam até a envenená-los, como sugere o livro Em nome de Deus, do advogado americano David Yalup. Mas o encanto não fica só no âmbito  mitológico, nem só na igreja-mãe e no poder político nacional, busca-se chegar e manter-se no poder em todas as esferas  sociais. Nas pequenas cidades o encanto pelo poder  é o mesmo, inclusive em Ibicaraí. Para se chegar  ao poder  usa-se  da desfaçatez, da dissimulação e do fingimento, para se manter no poder usa-se tudo que se pode usar. O dinheiro, a bajulação  e a perseguição.Com isso sentimento como amizade,afeto e gratidão são dispensado na entrada do palácio, os amigo são apenas os aliados que dizem sim para tudo.  Quando estava no inicio do seu governo LENILDO SANTANA  dizia que seu governo seria técnico, não seria político, pois ele tinha sido eleito para quatro anos,naquele momento ele não falava  em reeleição,mas ao que parece o mitológico  lúcifer flechou o coração do moço,pois  LENILDO SANTANA tomou um gosto enorme pelo poder, e hoje concentra-se na sua improvável  reeleição.Com esse intuito reestruturou a área de comunicação e  contratou,para a assessoria de comunicação um excelente profissional,com experiência internacional ,que com certeza fará  um bom trabalho,mas sem efeito político pratico,O plano principal  é levantar  a imagem pessoal de LENILDO SANTANA,mas na pratica o que vai acontecer  é que vão ‘glamourizar’ uma administração já pouco popular. O desgaste  maior de LENILDO SANTANA  é que ele não conseguiu se impor como líder mediante conflitos no  grupo que lhe deu sustentação política,faltou-lhe entender,repito, que quem fica  no  muro desagrada os dois lado. Por essa imprudente prática ele perdeu amigos, companheiros e aliados, tendo com isso uma perca política irrecuperável, isso é um problema  que nenhuma  assessoria de comunicação    é capaz de  sanar,ou seja, a pretensão de manter-se no poder através da reeleição será um projeto caro e sem possibilidade de dar certo.

ÉS A REALIDADE.
Mesmo sabendo que a pesquisa não tem  rigor científico, ou seja, mesmo sabendo que ela pode ser apenas uma pálida representação da realidade, chegamos a imaginar com a certeza que não é delírio, que a população realmente está detestando essa administração. Olhando do ponto de um cidadão critico sabemos na ponta da língua a resposta quando se pergunta por que a administração está tão mal avaliada. Entre os eleitores mais esclarecidos a administração de LENILDO SANTANA perdeu aceitação pelo simples motivo de que muitos desses eleitores  entediam que a corrupção não seria praticada, mas foi o contrário. Algumas pessoas, mesmo esclarecidas, por inocência, não entenderam que LENILDO SANTANA fez uma campanha caríssima e só se faz campanha caríssima com dinheiro emprestado a juros altos e dinheiro de origem duvidosa, isso quer dizer que a corrupção aconteceu para se chegar ao poder e não depois que se chegou ao poder. Para amortizar essa conta, busca-se  do dinheiro público a retirada desses valores. Entre os entendidos de campanha política é consenso, a vitória de LENILDO SANTANA não custou menos de 650 mil reais.  Portanto essa divida é paga com dinheiro publico, por isso que se pratica a corrupção de forma tão intensa, é visível também a falta de pulso como prefeito. Ele está sempre encima do muro, o que LENILDO SANTANA ainda não entendeu é que quem fica encima do muro desagradam os dois lados.   Além disso, LENILDO SANTANTA é um mau pagador, deve e muito, aos fornecedores, funcionários contratados e os prestadores de serviço. Por essa prática  LEINILDO  SANTANA já perdeu mais aliado do que qualquer outro prefeito que já passou por Ibicaraí. Já na classe menos favorecidas LENILDO  SANTANA é um fiasco de aceitação, o serviço de saúde está horrível, as ruas sujas,na assistência social atende-se mal e demoradamente, na educação falta-se merenda e tem colégios sem nenhum cuidado.  Acrescentam-se ainda funcionários que na sua maioria, são despreparados para trabalhar com atendimento ao público e que atende mal de forma sistemática. Essas práticas e outras de igual valor negativo tornam a administração de LENILDO SANTANA em uma das mais horríveis dessa parte sul da Bahia. Portanto se ele ainda pensa em reeleição, ou muda de atitude ou o mais recomendável é esquecer essa idéia e ir cuidar de gados e de pousada.
                          
DISFAÇATEZ  DAS PALAVRAS
Normalmente quando uma moça pobre cobra míseros R$  20.00 por um favor sexual chamam-na de “puta.”  Se com o passar do tempo  essa mesma moça adquirir alguns hábitos ‘chiques’ e elevar o preço dos seus serviços sexuais para R$ 300 reais certamente  não será mais chamada de puta, mas agora ela será elevada a categoria de garota de programa, mas se ainda essa mesma moça contrair  gestos mais requintados e  passar cobrar pelo seus idênticos favores sexuais o  valor de R$ 1.500.00  chamaram dessa vez de acompanhante de luxo.  De igual modo pode acontecer de um jovem roubar uma galinha no quintal de alguém, sendo pego será nomeado depois dali de ladrão de galinha. Se fosse rico seria chamado de cleptomaníaco, nesse caso não seria levado para a cadeia, mas sim para um divã. Se ele formar-se, trabalhar em um empresa, depois disso  desviar alguma quantia da empresa que trabalha, seguramente não será chamado de ladrão e poderá até receber  uma indenização pelo  absurdo erro de o ter chamado assim,na pior das hipótese o nome adequado seria  estelionatário,mas se esse mesmo ,antes ladrão de galinha, torna-se prefeito ou algo assim  e roubar o equivalente  milhares de reais, ele nunca,sob hipótese nenhuma  poder ser chamado de ladrão sobre pena de quem o chamar pegar longos e amargos anos de cadeia,pois o dinheiro público não se é roubado,os nomes recomendados são,peculato,desvio de verba, apropriação indébita,improbidade administrativa,e outras obscenidades.  Á luz da sociologia entendemos que somos seres sociais, e não existe sociedade com igualdade, portanto é fácil concluir. Se não somos iguais somos diferentes. O ultimo relato da CGU deixou ainda mais evidente  essas diferenças quando resolveu  chamar apenas de "prejuízo" a diferença de preço da merenda escolar cujo sumiço de R$ 5.239,08 (Cinco mil duzentos e trinta e nove)Dado a nobreza do cargo) não poderiam chamar isso de roubo, ela chamou de prejuízo, como se o gestor fosse um negociador, que por imperícia, e não por dolo  comprou merenda escolar acima do que já tinha sido combinado. Quanto ao montante de R$ 325.800(trezentos e vinte e cinco mil e oitocentos) que evaporou foi-se chamado apenas de ‘falta de comprovação documental’ dando-se entender aos pouco atentos que o que de fato estavam faltando eram os documentos e não o dinheiro. Mas por aqui é assim: Manda quem pode, obedece quem pode tem juízo.

O   EX-PURO PT
No momento que assumisse o governo  LENILDO SANTANA  teria que optar em ser  um bom político ou um bom administrador se optasse pelo primeiro ele seria amigo dos amigos, daria presentes, faria afagos, concessões, e outras benesses, se a idéia fosse ser um bom administrador ele teria que ser austero, honesto  e extremamente  rigoroso. Sendo um bom político ele  teria a fidelidade de maior parte do grupo político, mas não teria o apoio de boa parte da população, se fosse um bom administrador  perderia muitos parceiros, mas teria maior aceitação popular. Misteriosamente LENILDO não consegue  ser um bom político e nem um bom administrador, por coisas mínimas ele perde  aliados de peso, velhos companheiros  e até mesmo simples cabos eleitorais. Por  falta de habilidade política e por ter um comportamento  dúbio perdeu votos, amizades, e a   credibilidade de boa parte dos antigos  companheiros. Como administrador é um fiasco, não tem pulso, faz uma administração desorganizada, os secretários não se entendem nunca. É uma administração sem meta e visivelmente corrupta. Embora seja economista por formação, a sua administração  tem uma enorme dívida com os fornecedores,prestadores de serviços e funcionários contratados. Não tem na sua administração nenhum traço popular, atendem-se mal e demoradamente e por escala os superiores vão humilhando os que estão embaixo. LENILDO esta sempre com a cara, o carro (importado) a casa e as mãos fechadas para os eleitores simples. E a corrupção vagueia livremente pela administração, ponte que consume cimento mais que areia, casa alugada de fechada, além de diárias para funcionários  para ir a Brasília que mais parece que foi  na lua,até o combatido nepotismo nos palanques  tem sido praticado. A tão anunciada mudança de verdade não aconteceu, o PT implantou um sistema avançado de corrupção no país, em Ibicaraí não seria diferente, nota-se nessa administração que, de um chão antes seco, brotam-se reforma de casas, festas caríssimas, e até empreendimentos modernos. O que é lamentável, pois para muitos cidadãos de bem LENILDO e o PT eram a última esperança de que as coisas seriam moralizadas. Carros novos e praticas antiga é o que mais se ver nessa mal fadado administração do ex-puro pt.

FOI DADA A LARGADA.
Para as eleições de 2012 o quadro ainda é indefinido, o que se sabe de certo é que se a eleição fosse hoje o atual prefeito teria uma derrota certa, pois a sua popularidade esta em baixa. Mas como sabemos de hoje até outubro de 2012 muitas águas, promessas e dinheiros vão rolar. Três são os pré candidatos, o atual prefeito LENILDO ALVES SANTANA, a ex prefeita MONALISA GONÇALVES TAVARES, e correndo por fora, mas em ascensão vem LUIZ HENRIQUE MIRANDA, o Luizinho da Huanna. Os três têm pontos favoráveis e contrários. No caso de MONALISA, por exemplo, em seu favor tem o seu magnetismo pessoal, ela encanta no primeiro contato, além disso, MONALISA tem um eleitorado fiel, ela tem como fragilidade um grupo político ainda pequeno para demanda que uma campanha majoritária exige, e também não da sustentação ao seu nome. O atual prefeito tem dois pontos a favor, um é o dinheiro da viúva a disposição e o outro fator positivo é um grupo político ainda forte, o grupo esta fracionado, a situação que já era complicada só fez piorar com o episódio da eleição para presidente da câmara, com isso o grupo que já era desunido ficou dessa vez dividido, mas ainda é um grupo forte. Contra LENILDO tem uma rejeição a sua pessoa nunca vivida por um prefeito, e uma administração mal avaliada pela população. Enquanto isso LUIZINHO DA HUANNA atual prefeito teria uma derrota certa, pois a sua popularidade esta em baixa. Mas como sabemos de hoje até outubro de 2012 muitas águas, promessas e dinheiros vão rolar. Três são os pré candidatos, o atual prefeito LENILDO ALVES SANTANA, a ex prefeita MONALISA GONÇALVES TAVARES, e correndo por fora, mas em ascensão vem LUIZ HENRIQUE  MIRANDA,o Luizinho da Huanna. Os três têm pontos favoráveis e contrários. No caso de MONALISA, por exemplo, em seu favor tem o seu magnetismo pessoal, ela encanta no primeiro contato, além disso, MONALISA tem um eleitorado fiel, ela tem como fragilidade um grupo político ainda pequeno para demanda que uma campanha majoritária exige, e também não da sustentação ao seu nome. O atual prefeito tem dois pontos a favor, um é o dinheiro da viúva a disposição e o outro fator positivo é um grupo político ainda forte, o grupo esta fracionado, a situação que já era complicada só fez piorar com o episódio da eleição para presidente da câmara, com isso o grupo que já era desunido ficou dessa vez dividido, mas ainda é um grupo forte. Contra LENILDO tem uma rejeição a sua pessoa nunca vivida por um prefeito, e uma administração mal avaliada pela população. Enquanto isso LUIZINHO DA HUANA,está chegando e conquistando ,é muito simpático e tem a seu favor a vantagem de ser um nome novo. Mas também tem dois pontos contrários, numero um é que falta gente que dê peso a sua candidatura, o outro ponto desfavorável é que tem um grupo político ainda amador. As pesquisas de intenções de voto  feito por diferentes  orientadores políticos durante a campanha para deputado  revelou as  preferências dos eleitores. Mas como sabemos a política é muito dinâmica por isso todos podem chegar lá. Todos têm tempo de sobra para potencializar suas qualidade e minimizar os seus pontos vulneráveis, mas para tanto se precisa agora de planejamento e profissionalismo, pois tempo ainda tem. Enquanto o dia não chega resta aos eleitores interessado no processo esperar e rezar para que os ibicaraienses sejam os verdadeiros vencedores nessa corrida eleitoral, pois todos sempre desejam o melhor para a cidade que mora. O próximo prefeito não precisa ser um santo, sendo abençoado já está de bom tamanho.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...