A cena já se tornou cotidiana: Os moradores de Ibicaraí diariamente fecham suas portas e janelas ao cair da tarde, devido à fumaça sufocante emanada da queima do lixão, localizado no Bairro Bela Vista, às margens do Rio Salgado.
O lixo da cidade é depositado inadequadamente, com a simples descarga de resíduos sólidos e líquidos, sem qualquer tipo de tratamento seletivo, expondo o ar, o solo, subsolo e o rio próximo, a danos ambientais incalculáveis para as futuras gerações.
Os resíduos que são lançados a céu aberto acarretam problemas de saúde pública, a exemplo da proliferação de vetores de doenças (baratas, ratos, moscas, mosquitos etc.). Existe ainda a geração de maus odores.
Segundo pessoas residentes nos bairros Bela Vista, Corina Batista, Duque de Caxias e centro da cidade, a fumaça tóxica é levada pelo vento, dificultando a respiração de todos, principalmente de idosos e crianças. Além disso, o fogo solta uma grossa fuligem que invade as residências, causando incômodo e transtorno com a sujeira.
Eles exigem que o lixão seja mudado para outro local, preferencialmente mais longe da cidade. A dona de casa Maria Santos, residente no centro, afirmou que a fumaça que vem, principalmente, à noite, incomoda muito.
Já uma moradora do Bairro Bela Vista, que preferiu que não citássemos seu nome, disse que na semana passada teve vontade de colocar uma máscara: “O mau cheiro estava insuportável”.
 
Fonte: blog giro na Bahia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...